Moxabustão

Descubra os benefícios da acupuntura, moxabustão e chi kung para sua saúde e bem-estar.

Moxabustão é uma técnica utilizada pelas medicinas tradicionais do oriente a partir da queima da planta Artemisia Vulgaris. Essa planta é macerada até formar uma lã, que chamamos de moxa. Através da queima da moxa, aquecemos regiões que foram cometidas por algo e estimulamos os ressonadores que são entidades que possuem uma função fisiológica, estrutural, psíquica e sentimental, mais conhecidos como pontos de acupuntura.

A moxa possui um poder de aquecimento muito forte, podendo chegar de 500 a 800ºC, por ter essa qualidade, o seu surgimento aconteceu em regiões frias do norte da China, contribuindo para sanação de enfermidades por frio, umidade e vento frio. A sua característica yang restaura o yin quando se encontra deficiente. O seu aroma é calmante, quando aplicada possuí um efeito anestésico e em forma de bastão emite raios infravermelhos.

Ela pode ser utilizada na forma direta ou indireta. A técnica de moxa direta, consiste em preparar um cone de moxa em lã, sua característica lanosa permite que fique neste formato. Este cone é colocado em contato com a pele do paciente onde estão localizados os ressonadores e acendido. O cone normalmente queima até o fim, causando uma queimadura. Apesar de ser uma técnica dolorosa e pouco aceita no ocidente, é muito eficiente.

A técnica de moxa indireta é feita com o bastão de artemisia vulgaris, diferente da técnica anterior, esta não encosta na pele do paciente somente aproxima em uma distancia onde o calor é sentido e suportável para o paciente. Dessa forma, gera um efeito anestésico, relaxante e calmante.

Ài Jiǔ