Acupuntura
Descubra os benefícios da acupuntura para sua saúde e bem-estar.
Palavra que define o ato de inserir agulhas
É a maneira que chamamos no ocidente a prática sanadora milenar de origem chinesa. Em realidade seu significado é mais amplo do que simplesmente inserir a agulha. Definir esta arte em uma única palavra corremos o risco de suplantar e esquecer o seu potencial alquímico sanador e a sua perspectiva espiritual. Portanto para falar um pouco sobre essa arte, trago esse texto que nos levará a uma outra ideia sobre o seu significado.
Para ampliar esta ideia trazemos a ideografia que representa esta arte:


A agulha, Zhēn 針, sua ideografia é constituída por duas partes
Zhēn jiǔ é como é definida esta arte sanadora. A sua ideografia (針灸) nos mostra duas técnicas quase que inseparáveis: a agulha, que representa o vetor Yin e a moxabustão que representa o vetor Yang.


A primeira, se traduz como metal, 金 Jīn.
Onde o homem, 人 Rén, contido na parte de cima, recebe a influência do soberano, 王 Wáng.
Este soberano tem em si três traços paralelos unidos por um traço central.
São os três níveis: céu, homem e terra, ligados por uma força que descende do céu, de cima para baixo, em perfeita harmonia.
Sobre o nível da terra e sob o nível humano, há influência de` ´ Yin e Yang.
E quando isso ocorre, quando yin e yang descendem ao nível da terra,
Estes três níveis, antes não materiais de existências vivenciais, se concretizam.
Pasamos de la idea de los tres niveles de existencia no material, de existencia <<vivencial>>, a la existencia <<manifiesta>>, concretizada...
Metal, porque esta existência não material (vivencial) dos três níveis tem de ser quieto e permanente. Tão permanente como é a existência vivencial da união dos três níveis...
E precioso porque a estrutura sobre a qual vai incidir a influência yin e yang já é algo precioso, é a ideia da perfeição, do todo, do completo, do soberano...
José Luis Padilla Corral
Assim, 金 jīn, pode ser traduzido também como metal precioso, ou ouro.
Por ser metal, traz consigo o elemento da recordação. Sim, as agulhas possuem uma memória sanadora, onde toda informação a respeito do seu uso fica gravada, impressa. A energia é inteligente, sendo assim, a agulha como elemento divino também é. Essa informação gravada se configura em uma experiência sanadora, na agulha fica a informação do que era enfermidade que se converteu em sanação, tanto psíquica, sentimental e/ou física. Antigamente dizia-se que as melhores agulhas eram as mais antigas.
Também podemos olhar para ideografia de metal e tirar uma outra interpretação, como: o metal possui a influência de ` ´ Yin e Yang manifesta sobre a terra e sob a custódia do ser humano. Pois, a agulha é manuseada pelo sanador.
A segunda parte é 十 Shí.
É o numero dez. A máxima perfeição; o equilibrado, equilíbrio; Um traço celeste incidido no centro do traço terrestre. A confluência de todas as coisas; As cinco direções: norte, sul, leste, oeste e centro.
Shí expande para as cinco direções a preciosa ideia do metal e harmoniza suas atividades. Dá o movimento ao metal, que é quieto, permanente e precioso.
Shí coloca a ideia de jīn 金, metal, na condição de se adicionar a todas as opções e possibilidades do ser. E por conseguir que esta ideia se some a nós em diversos aspectos, a agulha de acupuntura 針 zhēn nos recorda que temos acesso a esta condição que já faz parte do nosso ser. Acesso a uma informação de harmonia com o céu, conosco e com a terra, uma atitude de caráter vivencial.
“El hombre es soberano siempre y cuando reconozca y obtenga el equilíbrio precioso, cuando lo obtiene, el ideograma se transforma em 王 Wáng."
“O ser é soberano sempre e quando reconhece e obtém o equilíbrio precioso, quando o obtém, o ideograma se transforma em 王 Wáng."
José Luis Padilla Corral


A moxabustão, 灸 jiǔ, possui dois ideogramas um sobre o outro. O primeiro, de cima, que também recebe o nome de 久 jiǔ representa um ser impedido de caminhar, está em espera por um longo tempo. Está obstruído; distante, longe; comprido; longo tempo.
Logo abaixo deste homem está 火 Huǒ, fogo.
Sendo assim, 灸 jiǔ é um fogo prolongado, a ação do fogo sob um determinado tempo. Também significa cauterizar com moxa, uma das técnicas da moxabustão, chamada de moxa direta.
Aqui trabalhamos com a técnica de moxa indireta, onde o bastão de moxa não encosta na pele do paciente.




Referência: La Aguja de Acupuntura - Dra. Angela Diaz Gallego e José Luis Padilla Corral
A acupuntura do Felipe Vidal transformou minha saúde e bem-estar. Recomendo a todos que buscam alívio.
Maria Silva
Experiência incrível! A moxabustão me ajudou a relaxar e aliviar dores. Profissionalismo e cuidado excepcionais.
João Pereira